Seguidores

sexta-feira, 19 de março de 2010

Formação Ângelus (Para Servos iniciantes em Grupos de Oração)


RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA.
A Renovação Carismática Católica (RCC) é um movimento católico que surgiu nos Estados Unidos em meados da década de 1960. Ele é voltado para a experiência pessoal com Deus, particularmente através do Espírito Santo e dos seus dons. Esse movimento busca dar uma nova abordagem às formas de doutrinação e renovar práticas tradicionais dos ritos e da mística católicos.
Origem
Já em fins do século XIX, o papa Leão XIII escreveu uma Encíclica sobre a Pessoa do Espírito Santo, incomodado que ficou com a insistência de uma freira que lhe escrevia falando da pouca atenção que a Igreja dava ao Espírito Santo. Além de se preocupar em fazer a doutrina do Espírito Santo mais popular, escreveu também uma ladainha para a 3ª Pessoa da SS. Trindade e, no fim do século XIX, esse mesmo papa celebra uma Missa consagrando o século XX à Pessoa do Espírito Santo.
Neste século, o papa João XXIII manifesta sua vontade de que o Concílio Vaticano II fosse guiado pelo Espírito Santo. E, ao convocar o Concílio, o papa reza pedindo um novo Pentecostes para toda a Igreja. O Concílio então dá fundamentação para que mais adiante iniciasse a RCC. Termina em 1965 e, no ano seguinte, aquelas pessoas da Universidade de Duquesne começaram a questionar sua vida espiritual e seu apostolado, pedindo o mesmo que João XXIII.
A Renovação Carismática Católica (RCC) surgiu na Igreja no momento em que se começava a procurar caminhos para pôr em prática uma renovação eclesial desejada pelo Concílio Vaticano II.
Não se havia passado um ano sequer ao término do Concílio, quando, em outubro de 1966, começou a despontar o movimento religioso chamado agora "Renovação Carismática". Nesta circunstância, a Renovação aparece como um acontecimento pós-conciliar estreitamente vinculado ao próprio Concílio, em uma conjuntura histórica importante para a Igreja Católica.
"Um grupo de pessoas, membros de faculdades da Universidade de Duquesne do Espírito Santo, reuniam-se freqüentemente para momentos de oração fervorosa e para conversar sobre a vitalidade de sua vida de fé. Aqueles professores haviam se dedicado durante muitos anos ao serviço de Jesus Cristo, entregando-se a várias atividades apostólicas. Apesar disso, estavam sentindo que algo faltava em sua vida cristã pessoal. Ainda que não pudessem especificar o porquê, cada um reconhecia que havia certo vazio, falta de dinamismo, debilidade espiritual, em suas orações e atividades. Era como se a vida cristã dependesse demasiado de seus próprios esforços, como se avançassem sob seu próprio poder e motivados por sua própria vontade.


A RCC NO BRASIL.
A Renovação Carismática Católica no Brasil surgiu na década de 1970.

Os padres jesuítas Pe. Haroldo Ham, Pe. Sales começaram a difundir no Brasil a chamada “Experiência do Espírito Santo”, que mais tarde passou a chamar-se Experiência de Oração.

Em conseqüência, outros religiosos e leigos, em diversos lugares do território brasileiro, começaram a viver essa Experiência no Espírito Santo e suas atividades paroquiais ganharam nova vida, nascia aí a Renovação no Brasil.


GRUPOS DE ORAÇÃO
Art. 95º - Os grupos de oração constituem a célula básica da RCC, e são o meio mais eficaz de seu crescimento, para tanto eles devem apresentar as seguintes características:
a) Reunir-se semanalmente, em local, dia e horário definidos, sendo aberto a todas as pessoas que queiram participar;
b) Ter um núcleo de coordenação preparado;
c) Ter uma equipe de serviço preparada;
d) Ter um abastecimento semanal (reunião de oração e preparação) com local, dia e horário definidos;
e) Promover o conhecimento e prática da Palavra de Deus, através do uso freqüente da Bíblia nas reuniões de oração;
f) Ter um grupo de intercessão preparado e atuante (semanal).
Parágrafo Segundo – O núcleo de coordenação deverá ser formada pelo coordenador(a) do grupo de oração, que escolherá uma pequena equipe de no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) servos(a), para o auxiliarem em suas funções de coordenação

CAPÍTULO III - DO COORDENADOR DO GRUPO
Art. 100º - O Coordenador de um Grupo de Oração deve ser um servo maduro espiritualmente, emocionalmente equilibrado, responsável pela condução e auxílio na formação da equipe de serviço, sendo o representante do grupo junto às autoridades da Igreja e da RCC.

SEÇÃO I - REQUISITOS MÍNIMOS
Art. 101º - Poderão ser indicados para concorrerem à Coordenação do Grupo de Oração, as pessoas leigas que preencherem os seguintes prérequisitos:
a) Estar participando da Equipe de Serviço (Abastecimento) por pelo menos 2 anos;
b) Ser Servo(a) maduro(a);
c) Ter espiritualidade;
d) Ter disponibilidade, para conduzir e acompanhar as atividades da RCC;
e) Possuir amplo discernimento;
f) Conhecer a RCC, sua identidade, estrutura e missão dentro da Igreja;
g) Ser um membro atuante da Igreja, conhecedor da Doutrina Católica e fiel às diretrizes da Igreja e da RCC;
h) Não ter nada que desabone sua reputação moral, social e espiritual;
i) Ter concluído, ou estar cursando, a Escola Permanente de Formação - Paulo Apóstolo, caso contrário terá o prazo máximo de 6 meses para iniciar esta formação;
j) Não exercer qualquer cargo político partidário, seja qual for o critério, eletivo (vereador, deputado, etc.) ou indicativo (assessor, etc.), conforme artigo 120 deste regimento;
k) Ser obediente e atento(a) às determinações de seu Pároco, do Bispo e principalmente do Santo Padre o Papa.

CAPÍTULO V - DOS SERVOS(AS)
Art 109º - SERVO(A) é uma pessoa leiga, que através da força do ESPIRITO SANTO, tem uma experiência pessoal com DEUS, convertendo-se diariamente ao SENHORIO DE JESUS, assumindo um compromisso pessoal e comunitário na Igreja, participando assiduamente da Equipe de Serviços e da Reunião Geral do GRUPO DE ORAÇÃO.
SEÇÃO I - REQUISITOS MÍNIMOS
Art. 110º - Poderão ser servos(as) as pessoas leigas que:
a) Participaram de pelo menos uma Experiência de Oração ou Seminário de Vida no Espí-rito, que tenha freqüentado um Grupo de Crescimento e tenha participado de um encontro sobre DONS e SERVIÇOS;
b) Foram acompanhadas pelo coordenador do grupo ou pessoa por ele designado;
c) Participam assiduamente das Reuniões Gerais de seu grupo de oração;
d) Possuem testemunho de vida, com vida de oração e participação nos sacramentos;
e) Sejam perseverantes, dóceis, obedientes e fiéis à hierarquia da Igreja, bem como às autoridades constituídas na RCC.

SEÇÃO II - COMPETÊNCIA
Art. 111º - É de competência do servo(a):
a) Ser obediente ao Coordenador do Grupo de Oração e ao Pároco;
b) Procurar ser acompanhado espiritualmente por algum sacerdote ou religioso(a) ou leigo(a) preparado(a);
c) Participar ativamente dos abastecimentos semanais da sua equipe de serviço;
d) Participar da reunião semanal de seu Grupo de Oração;
e) Participar da Eucaristia segundo o que pede o coordenador do Grupo, guardando o preceito dominical;
f) Confessar-se regularmente.
g) Aprofundar seus conhecimentos através do estudo do Catecismo da Igreja Católica, Compêndio da Doutrina Social, demais documentos da Igreja Católica e livros de formação e espiritualidade católicas;
h) Participar de encontros, formações e retiros.
i) Refrear sempre sua língua, evitando fofocas e intrigas;
j) Usar sempre trajes condizentes com sua vocação à santidade;

Um comentário:

  1. PEÇO SAUDE E PROTEÇÃO PRA MIM E MINHA FILHA DRIELLE MORAES,PEÇO PELOS NOSSOS DESEJOS E SONHOS,PEÇO PELAS NOSSAS VIDAS MATERIAL,FISICA,ESPIRITUAL E SENTIMENTAL ,AGRADEÇO PELAS GRAÇAS JA ALCANÇADAS,AMÉM ,LUCIENE MORAES.

    ResponderExcluir